LEED HR SERVICES

asure your growth with right resources

Trata-se das funções dos bastidores de uma aplicação web, a infraestrutura por trás do que está visível para as pessoas usuárias. É fundamental que profissionais de uma empresa entendam bem esses conceitos para conversar com quem realiza essas funções. Também vale destacar que front end e back end são conceitos centrais quando falamos de produtos digitais e aplicativos, por isso, continuam relevantes atualmente. Dependendo da área em que preferem trabalhar, estas pessoas vão especializar-se mais em front-end ou back-end.

Para isso, esse profissional dispõe de uma grande variedade de ferramentas, como Javascript, PHP, Python, Ruby, C++ e Node.js, e também é desejável que ele entenda sobre HTML e CSS. O trabalho de um Front-End é focado em idealizar interfaces para que os usuários interajam e tenha uma boa experiência. PHP é uma linguagem largamente utilizada em sites na internet e por aplicações de todos os tamanhos, desde pequenos sites empresariais até grandes instituições — Facebook, Wikipédia e Tumblr, por exemplo. Da mesma forma, as linguagens voltadas para back-end podem ser utilizadas para diversas finalidades, entretanto, uma característica em comum é a execução no lado do servidor. Express.js (para Node.js), Django (para Python), Ruby on Rails (para Ruby) são exemplos de frameworks Back-End que simplificam o desenvolvimento de servidores e APIs.

Por onde começar?

No entanto, você nunca deve esquecer que algumas dessas linguagens trabalham juntos para produzir o melhor resultado. Muitos sites têm alguma combinação de HTML, CSS e JavaScript que funcionam todos em conjunto. A biblioteca de soluções para desenvolvimento de aplicativos e DevOps também conta com várias soluções para seus desafios de desenvolvimento de aplicativos. Os sistemas de back-end armazenam arquivos em servidores diferentes ou em uma CDN. Cada usuário tem sua própria cópia de um aplicativo; portanto, o front-end não precisa lidar com problemas de simultaneidade. Pense no front-end como o exterior de um carro e no back-end como todo o maquinário interno.

  • As linguagens de programação mais utilizadas pelos desenvolvedores Back End são PHP, Ruby, Java, C#, entre outras.
  • A queridinha das pessoas que lidam com Data Science também se aplica muito bem no universo do back-end.
  • O armazenamento em cache guarda temporariamente cópias dos arquivos do aplicativo, o que facilita a recuperação na próxima vez em que forem necessários.
  • O UX pode ser aperfeiçoado na prática com a otimização das interfaces a partir de novos recursos e tecnologias do front.
  • Além disso, o Back End development utiliza ferramentas de linha de comando, análise de dados e outros recursos que ajudam a tornar o site mais dinâmico.

Um carro bem projetado só funcionará perfeitamente se o maquinário interno funcionar do jeito certo. No entanto, certos aspectos do design exterior também contribuem para a velocidade e o desempenho. Da mesma forma, o front-end e o back-end do aplicativo precisam ser projetados de forma coesa para obter os melhores resultados. Desde o começo dos dispositivos mobile existe alternativas para desenvolvermos, como o Phonegap ou Apache Cordova, que permitem que você crie um site que seja instalável como aplicativo — inclusive hoje temos a proposta das PWAs.

ChatGPT para Web Developers

No entanto, ambos são habilidades valiosas e importantes em qualquer equipe de desenvolvimento de software. O HTML utiliza tags ou elementos para definir diferentes tipos de conteúdo, como links, parágrafos, cabeçalhos, formulários, entre outros. Ele também é frequentemente usado em conjunto com outras linguagens de programação, como CSS e JavaScript, para criar páginas web mais dinâmicas https://www.folhapatoense.com/2023/12/27/bootcamp-de-programacao-sua-carreira-e-na-tecnologia-nao-na-matematica/ e interativas. Python é frequentemente usada em tarefas como automação de tarefas, análise de dados, desenvolvimento web e educação. Ela também é conhecida por sua sintaxe clara e concisa, o que torna a linguagem amigável para iniciantes em programação. O Node.js utiliza o motor JavaScript do Chrome, chamado V8, e oferece um modelo de programação assíncrono e baseado em eventos.

diferença front end e back end

Por meio dela, os desenvolvedores podem criar animações ainda mais complexas do que com CSS e, além disso, é a linguagem utilizada por grande parte dos frameworks e bibliotecas do mercado. É possível programar scripts (pedaços de códigos) que automatizam funções de SEO, inclusive. Enquanto isso, o JavaScript cuida da interatividade bootcamp de programação do site e da lógica de programação propriamente dita. Ou seja, vale notar que o JavaScript é a única linguagem de programação do lado do front-end. O HTML é considerado uma linguagem de marcação; e o CSS, uma linguagem de estilo. Diferentes linguagens de programação, estruturas e bibliotecas são usadas por front-end e back-end.

Por que o Frontend e o Backend estão separados no Desenvolvimento Web?

O Front End é um profissional bastante requisitado, pois qualquer site simples exige o desenvolvimento em HTML, CSS ou até JavaScript. O desenvolvedor Front End pode atuar em empresas de diversos tamanhos, em agências de marketing e publicidade, outros tipos de negócios e até como freelancer. É o Back-end que adiciona, busca, edita ou apaga as informações do banco de dados. Todo tipo de aplicação que necessita do registro de informações precisa de um profissional que tenha um conhecimento sobre essa área.